domingo, 10 de mayo de 2009

Método de controle natural

Mais do que um método de controle de natalidade, o planejamento familiar natural reflete um modo de vida, uma escolha madura e consciente do casal.
De acordo com os princípios da medicina natural, os anticoncepcionais orais (pilulas) devem ser evitados, pois são muito perigosos para o bom equilibrio hunnanal e comprometem a saúde geral da mulher. O uso do diafragma e do dispositivo intra-uterino (DIU) também pode provocar distúrbios, como rejeição por parte do organismo e a criação de um ambiente propício a infecções e inflamações.
Por esses motivos, o método anticoncepcional mais aconselhado é a tradicional "tabelinha'; que mostramos aq"Ai numa versao mais evoluida e adaptada. Este é um método baseado no ciclo menstrual normal e deve ser usado com cuidado. As mulheres com ciclo menstrual irregular precisam se submeter a um tratamento para regularizá-lo antes de começar a seguir este método.
O primeiro dia da menstruaçaio (o dia em que o sangue aparece) é considerado o pnimeiro dia do ciclo, a partir do qual se começa a contagem para a tabela. No 14 dia, geralmente o óvulo está presente nos ovários ou nas trompas e pode ser fecundado - ele demora cerca de 14 dias para estar "maduro" e nessas condições tem aproximadamente dois dias de vida. Assim, o periodo mais fértil da mulher vai de dois dias antes até dois dias depois do 14 dia, quando o óvulo atinge a maturação máxima, ou seja, do 12 ao 16 dia após o início da menstruação.
Como margem de segurança, nesta tabela a mulher é considerada fértil do la ao 20 dia do ciclo. Fora desse período, as relações sexuais são seguras: não produzem gravidez, a não ser que ocorra uma alteraçao ou desequilibrio exatamente no meio do ciclo, retardando a ovulaçao.
O método natural de evitar a gravidez consiste em abster-se das relações sexuais durante o período fértil ou então usar cremes vaginais espermicidas ou preseroativos masculinos nesse período. Esses são os únicos contraceptivos que não agridem o organismo.
É necessário lembrar, no entanto, que podem ocorrer variações na ovulaçao. Assim, para ser eficaz, este método deve ser aliado ao controle freqüente da saúde honnonal da mulher, por intermédio de uma vida mais natural.
Em princípio, se tanto o homem quanto a mulher suportam bem um período de abstinêncin sexual que pode ir de 10 a 15 dias no mês, e se o casal considera que o sacrifício é plenamente compensado pela ausência de preocupações com efeitos colaterais, então o planejamento familiar natural é sem dúvida a melhor opção.

No hay comentarios:

Publicar un comentario