martes, 14 de abril de 2009

Parto Leboyer

Um jeito sereno de amenizar o trauma do nascimento. Um dos principais propósitos da medicina natural é estimular as pessoas a se relacionarem de forma mais harmónica e profunda com a natureza. No que diz respeito à gravidez e ao parto, é importante que o "casal grávido" perceba a singularidade do momento por que está passando e a responsabilidade que tem diante da maravilhosa experiência qlle é trazer à luz um novo ser.
Da mesma fonlla, é também fundamental que o parteiro ou o obsletra compartilhem desles prillcípios. Fréderic Leboyer, 11m famoso obstetra francês, dedicou sua vida a mostrar ao mundo que o parto que se pratica normalmellte é agressivo, maltrata a criança e produz nela. uma grande insegurança. Leboyer instituiu uma téc¬nica de parlo diferente da que se praticava em sua época (e ainda se pratica muito), na qual todos os fatores de agressão a criança são elminados ou minimizados: o ruído excessivo lia sala de parto, o ar-condicionado, as sondas, a luz exagerada, as clássicas palmadas no recém-nascido, o corte imediato do cordão umbilical e o brusco afastamento entre a mãe e a criança.
Leboyer também efjatízou a importância da presença do pai ou de um amigo ou parente do sexo masculino na sala de parto, para que se produzisse uma inleraçao energética com a criança. Por esse mesmo motivo o obstetra francês recomendava que o bebê fosse colocado junto ao seio da mãe imediatamente após o nascimento, antes mesmo que o cordão umbilical fosse cortado. E no "parto Leboyer'; como se tornou conhecido, podese observar que o recém-nascido começa logo a sugar o seio materno, enquanto recebe uma massagem carinhosa do pai. Esse momento é sentido pela criança como uma cerimônia cósmica de boas-vindas e de amor.

Certamente todos nós gostaría-mos de ter sido recebidos dessa maneira.

No hay comentarios:

Publicar un comentario