martes, 11 de diciembre de 2007

Obstetrícia e pediatria, as duas vigas mestras do templo da medicina.

Com a evolução do pensamento holístico, o conhecimento científico, fragmentado pela visão analítica e cartesiana, vem apresentando forte tendência a uma integração das diferentes áreas da ciência moderna.
Aliada ao renascimento da medicina natural, a nova filosofia generalizante fez surgir a medicina integral, que restabelece a importância da relação homem/natureza e busca o aprofundamento cada vez maior das leis naturais e cósmicas na prática médica - na verdade, o protótipo de uma futura medicina universal, muito mais ampla e aberta.
A medicina integral considera a existência de apenas quatro grandes divisões de especialidades médicas: a clínica geral, a cirurgia geral, a obstetrícia e a pediatria, estas duas últimas consideradas as áreas mais nobres.
A medicina natural moderna entende que, se há hoje na medicina oficial especialidades que mais carecem de humanismo e de amor, estas são a obstetrícia e a pediatria, pois são áreas diretamente envolvidas com o surgimento da vida - as mesmas áreas que, por outro lado, mais necessitam de conhecimentos científicos modernos na naturopatia ou medicina natural empírica.
Este volume é uma contribuição ao ideal de uma nova medicina, eclética e capaz de estabelecer conciliações. Propondo caminhos que seguramente irão reforçar a nova mentalidade médica em ascensão, apresentamos não apenas uma abordagem técnica de interesse profissional, mas um conjunto de informações úteis e práticas para gestantes, mães, estudantes e naturistas.
Assim como mãe e filho estão ligados por laços fortes e misteriosos, a obstetrícia e a pediatria são também campos inseparáveis. Quem sabe na medicina do futuro, à luz do humanismo e de um novo conhecimento, essas duas especialidades, hoje distintas, venham a se fundir para dar início a uma nova disciplina - a Ciência da Vida.

No hay comentarios:

Publicar un comentario